22 de abril – Hora de refletir sobre o Brasil que queremos

22/04/2020
22 de abril – Hora de refletir sobre o Brasil que queremos

O dia 22 de abril é marcado no Brasil como o dia em que os portugueses chegaram ao nosso território pela primeira vez. Esse acontecimento é conhecido como “descobrimento do Brasil”, mas, atualmente, alguns historiadores preferem definir apenas como “chegada dos portugueses”.

Esse acontecimento é um marco histórico porque, de uma certa forma, deu ao Brasil Colonial e a formação da nação. O descobrimento do Brasil já foi comemorado aqui no dia 3 de maio, devido a uma interpretação errônea. Até 1930, sua data era considerada feriado nacional, mas deixou de sê-lo por meio de uma lei.

A chegada dos portugueses ao Brasil está inserida no contexto das navegações europeias, realizadas pioneiramente por portugueses, e depois pelos espanhóis, ao longo dos séculos XV e XVI. Por grandes navegações, referimo-nos às expedições marítimas realizadas por essas duas nações, ao longo desses dois séculos na busca por terras.

Portugal foi o pioneiro nesse processo e com a chegada do Império Lusitano ao Brasil, gerando conflitos e explorações, originou-se também uma mistura de raças com os povos advindos do Continente Africano e com as nações indígenas. E tudo construiu o Brasil que temos. E ao qual devemos, diariamente, cuidar e proteger.

Fonte: http://www.museunacional.ufrj.br